Blog - Aprenda a harmonizar café com diferentes alimentos

O café é uma bebida que combina perfeitamente com vários momentos. Mas o que nem todos sabem é que assim como o vinho e a cerveja, o café pode ser harmonizado com diferentes tipos de comidas, tornando uma simples refeição em uma deliciosa experiência gastronômica. 

Por se tratar de uma bebida versátil pode ser incluída em várias receitas, seja ela doce ou salgada. Ficou curioso? Então continue a leitura para entender melhor como a harmonização funciona. 

 

O que é harmonização?

A harmonização ou combinação de alimentos e bebidas é uma técnica culinária que tem por objetivo realçar o sabor dos ingredientes utilizados. Existem duas regras básicas que devem ser mantidas na hora da combinação: elas podem ser feitas por semelhança ou contraste, proporcionando uma experiência única a quem está desfrutando o prato, criando um equilíbrio entre os sabores. 

 

Qual é a melhor combinação?

A harmonização por semelhança, junta dois elementos parecidos, como por exemplo, um café doce com um alimento levemente adocicado. Nessa combinação o objetivo é intensificar a característica do sabor.   

No caso da combinação por contraste, utiliza maneiras de complementar o sabor. Por exemplo, um café levemente amargo junto a uma comida bem doce. A ideia é encontrar um equilíbrio que agrade o paladar.

 

Doce + café

Essa é sem dúvidas a combinação mais certa de todas: café  com doces e sobremesas. A bebida pode ser utilizada como ingrediente em pratos como tiramisu ou então harmonizadas. 

Outra deliciosa combinação é café com chocolate. O espresso cria um saboroso contraste ao ser degustado com chocolate ao leite, já o cappuccino combina muito bem com trufas. Para aqueles que adoram um chocolate meio amargo, o ideal é combinar com um café encorpado. 

Com relação a bolos caseiros, como o de fubá, laranja e cenoura, podem ser servidos com café coado. Em resumo: quanto mais doce for a sobremesa, mais encorpado precisa ser o café, para que assim possa contrastar com o dulçor da sobremesa , elevando o sabor. Outra forma de criar harmonizações de sucesso é relacionar cremoso com cremoso, macio com macio e assim por diante. 

 

Salgado + café

Combinar café com doce é realmente algo irresistível. Porém, harmonizar a bebida com opções salgadas também pode ser um verdadeiro sucesso. O clássico que destaca essa combinação é sem dúvidas o café com queijo.

Assim como acontece com os doces, a harmonização com salgados ocorre por semelhança ou contraste. Pense nas similaridades dos sabores dos queijos de acordo com os tipos de café. Se o queijo é forte, o café deve seguir a mesma linha. 

Um exemplo é o queijo parmesão, que tem um sabor bem salgado, e o café que mais se harmoniza com ele é o encorpado. Já queijos mais suaves, como o coalho, podem ser servidos com café coado. 

Além dos queijos, pães e tortas salgadas também são acompanhamentos perfeitos para combinar com o café. Além disso, a gastronomia vem saindo do óbvio e já utilizam a bebida para sofisticar carnes (em molhos adocicados, com cafés mais suaves, para peças mais gordurosas e macias) ou até mesmo para combinar com ingredientes exóticos.

 

Seja para apreciar com receitas doces ou salgadas, o café destaca seu sabor!

E não esqueça de usar sua criatividade e fazer testes de café junto aos seus pratos favoritos.

 

Quer aprender mais sobre esse e outros assuntos? Dá uma olhadinha em nossos cursos de gastronomia e veja qual harmoniza melhor com sua vontade!