Blog - Conheça os três principais tipos de chocolate

O chocolate é quase uma unanimidade, são poucas as pessoas que não gostam dessa iguaria. É difícil quem não consuma esse doce delicioso de alguma forma, seja na calda de algum bolo, junto com outro alimento ou harmonizado com alguma bebida. Além disso, há diversos estudos ressaltando que o consumo de chocolate melhora o humor e traz uma dose extra de energia para o dia a dia. E você sabia que o chocolate é um poderoso ingrediente devido a sua concentração de cacau?

Existe uma infinidade de receitas deliciosas de chocolate. Porém, há três tipos tradicionais de chocolate: ao leite, branco e amargo. Você sabe quais são as características que diferenciam cada um deles? Não? Então continue acompanhando este post!

 

CHOCOLATE AO LEITE

 

Sem dúvidas o mais popular, o chocolate ao leite é preparado com massa de cacau, manteiga, leite e açúcar. A porcentagem de cacau utilizada é menor a 50%, o que acaba proporcionando uma coloração marrom mais clara, textura cremosa e sabor suavemente adocicado, que agrada grande parte do paladar consumidor. 

No que diz respeito aos aspectos nutricionais, o chocolate ao leite é a receita com maior teor de gordura e açúcar, isso porque o menor teor de cacau influência na suas características visuais e os outros ingredientes auxiliam no equilíbrio de sabor e consistência. 

 

CHOCOLATE BRANCO

 

O chocolate branco é um dos tipos de chocolate que mesmo não tendo a coloração predominante do cacau, é classificado no grupo de chocolates por levar manteiga de cacau em sua composição. Ele é preparado também com leite e açúcar, características que aumentam sua concentração de gordura e valor calórico.

Apesar disso, o chocolate branco possui uma textura cremosa e macia que combina perfeitamente com seu sabor suave e por esse motivo este chocolate acaba se tornando o favorito de muitas pessoas. 

 

CHOCOLATE AMARGO

Em comparação aos outros tipos, o chocolate amargo é o único que pode variar de cor, aroma e, especialmente, de sabor. Isso é possível porque a concentração de cacau na composição do chocolate é que vai determinar todos os outros fatores. Receitas com mais de 50% massa de cacau já são classificadas como chocolate amargo, por esse motivo, é muito fácil encontrar em lojas e supermercados os mais variados tipos de chocolate amargo para agradar diferentes paladares. 

Além disso, mesmo com a porcentagem de massa de cacau diferente, a característica marcante deste tipo de chocolate é a coloração escura e o amargor, proporcionam a quantidade de cacau presente na receita. 

 

Agora que você já sabe quais são os tipos de chocolate mais populares fica fácil buscar inspirações e receitas deliciosas com esse ingrediente maravilhoso. Quer uma ajudinha? Dá uma olhada nas nossas redes sociais, lá você encontra receitas fáceis e práticas.

Quer aprender mais sobre esse e outros assuntos? Confira quais são os nossos cursos de gastronomia e veja qual combina melhor com você!